Novidades

Por que avaliar as áreas comuns de um condomínio?

 

Viver em condomínio é uma tendência crescente, que acompanha o desenvolvimento das áreas urbanas, já que promove mais segurança. No entanto, quem procura imóveis nestes espaços não está em busca apenas de um lugar para morar. Nas áreas comuns de um condomínio, são encontradas diversos atrativos que tornam esse tipo de moradia mais vantajosa.

 

Lazer, conforto e praticidade são algumas palavras de ordem para as construtoras, que buscam oferecer espaços inovadores e funcionais para atrair moradores para seus empreendimentos. Porém, você não deve se deslumbrar apenas pela alta quantidade de ambientes, é necessário avaliar essas áreas comuns antes de fechar negócio.

 

Para ajudar nisso, fizemos este post explicando por que você deve fazer essa avaliação de forma cuidadosa. Continue lendo e entenda!

Adaptação à sua rotina

 

De nada adianta investir em um imóvel em um condomínio recheado de serviços e atrações se você e sua família não pretendem utilizar os espaços. Por isso, se está comprando um apartamento ou casa para morar, avalie se os espaços comuns são compatíveis com a rotina e com o estilo de vida que vocês levam.

 

Quem gosta de receber os amigos ou familiares para confraternizações pode se beneficiar de espaços como churrasqueira e salão de festas. Eles oferecem a estrutura necessária para receber seus convidados. 

 

Já quem tem crianças pode e deve apostar em um condomínio com espaços de lazer variados, como playground e quadra de esportes. Outro ponto que deve ser observado é a compatibilidade com o tamanho de seus filhos. Afinal, crianças de três anos, por exemplo, têm exigências diferentes em relação a crianças maiores.

 

Custos

 

Quanto mais atrativos um condomínio oferece, maiores devem ser os custos com manutenção, o que reflete diretamente na taxa condominial. No entanto, existem outras variáveis que interferem nesse cálculo, como o número de unidades.

 

Por isso, uma boa alternativa para quem busca áreas comuns diversas é investir em condomínios com mais de um prédio. Isso torna os custos menores. Então, preste muita atenção a esses fatores e inclua esse gasto no seu planejamento financeiro.

Qualidade de construção

 

Outro ponto que merece a sua atenção é a qualidade da construção. É importante avaliar o projeto arquitetônico dos espaços, a qualidade dos materiais utilizados na construção e, principalmente, os equipamentos e mobiliários utilizados.

 

Tenha em mente que tudo isso vai interferir na durabilidade desses locais, que serão utilizados por muitas pessoas. Logo, nada melhor do que contar com produtos de alta qualidade para garantir uma vida útil mais longa. 

 

Do contrário, os condôminos podem ter que arcar com troca e manutenção com muito mais frequência. Além disso, vocês também terão que lidar com alguns contratempos, como a interdição de espaços.

 

Como você pode ver, a busca por um imóvel deve ser cuidadosa, criteriosa e sua preocupação não deve se limitar apenas aos espaços privativos. Seja para morar ou investir, as áreas comuns de um condomínio merecem sua atenção e devem ser avaliadas nos mínimos detalhes.

 

Quer mais dicas para comprar o imóvel perfeito? Continue de olho no nosso blog e fique por dentro de nossos conteúdos!