A expansão imobiliária em Maceió já é uma realidade. Ao longo das últimas duas décadas, a capital alagoana passou por uma ampliação de sua área urbana. Consequência disso foi um maior desenvolvimento em bairros que eram periféricos e o surgimento de novos vetores de crescimento.
Assim, se antes as praias urbanas eram a menina dos olhos de quem procurava imóveis para viver ou investir, hoje em dia o cenário está um pouco diferente. Outras regiões ganharam investimentos públicos e privados e se tornaram estratégicos para o mercado imobiliário.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo este post! A seguir, explicamos os fatores que estão interferindo na expansão do mercado imobiliário e apresentamos alternativas para quem quer investir no setor!
De acordo com o último censo demográfico do IBGE, realizado em 2010, Maceió tinha uma população de pouco mais de 930 mil pessoas. De lá para cá, o órgão prevê que a cidade teve um crescimento populacional de cerca de 10%, atingindo mais de 1 milhão de habitantes em cerca de 10 anos.
Esse crescimento populacional reflete, é claro, na ocupação territorial da cidade. Afinal, quanto mais a população cresce, maior é a demanda por novos imóveis. No entanto, não foi somente isso que interferiu na expansão imobiliária de Maceió.
A cidade viu surgir novas avenidas, que interligam a parte alta à parte baixa e facilitam a circulação entre os bairros, valorizando regiões que antes tinham acesso dificultado. Além disso, a crise desencadeada no Pinheiro e em outros quatro bairros, decorrente da ação da Braskem, levou a um êxodo de milhares de famílias, que precisaram encontrar novas moradas.
Nesse cenário de expansão, surgem novas oportunidades de investimento. Se antes os principais alvos eram bairros como Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, hoje em dia o leque está muito mais variado.
Abaixo, apresentamos uma alternativa que merece a sua atenção. Confira!
Outrora considerada como periferia e com baixo valor imobiliário, a parte alta de Maceió ganhou a cena nos últimos anos. A abertura de vias como a Josepha de Melo, Pierre Chalita e Ecovia Norte possibilitaram uma maior integração dessa área com bairros centrais, aumentando a procura por imóveis por lá.
Sendo assim, podemos destacar bairros como a Serraria, o Antares e o Benedito Bentes, que ganharam inúmeros empreendimentos residenciais e já se consolidaram como bairros de classe média.
Mas, além disso, há outros espaços em franco desenvolvimento que você precisa conhecer. É o caso dos bairros Santa Lúcia e Santa Amélia, estrategicamente posicionados para quem precisa acessar a Fernandes Lima ou a Menino Marcelo, duas das principais avenidas da cidade.
Todos esses bairros estão recebendo cada vez mais serviços e estabelecimentos essenciais, que facilitam a vida de seus moradores. Além disso, como estão em processo de consolidação, ainda apresentam preços mais acessíveis, perfeitos para quem quer começar a investir.
Como você pode ver, um bom investidor de imóveis precisa ser um visionário. Nesse sentido, a expansão imobiliária de Maceió apresenta um novo horizonte, que é a parte alta da cidade. Outrora desvalorizada, ela hoje apresenta um excelente potencial e precisa ser considerada na hora de comprar imóveis.
Gostou deste conteúdo? Fique por dentro de mais dicas seguindo a nossa página do Instagram!