A administração de um condomínio é como gerir uma grande empresa. Tomar decisões pode ser complicado e há diversos tipos de trabalhos e setores que precisam ser cuidados. Ser um líder nato ou administrador de carreira ajuda, mas não é a solução para todos os problemas que surgem no dia a dia.
Cientes dessa realidade, preparamos aqui um conjunto de estratégias para otimizar a administração de um condomínio. Munido por cada uma dessas ideias, você, como síndico e gestor desse microcosmos, poderá agir da melhor maneira possível para manter o equilíbrio nas contas e a paz entre os condôminos. Confira a seguir!
Isso mesmo! Uma das principais formas de otimizar a administração de um condomínio é saber em quem confiar. Alguns serviços de manutenção específicos podem ser perfeitamente executados por empresas especializadas na necessidade do condomínio em questão.
Já algumas funções administrativas, ou a administração técnica em si, pode ser atribuída a uma empresa de administração de um condomínio. Então, se você souber escolher, poderá garantir um serviço de qualidade, bem feito e sem precisar haver retrabalho ou novos gastos com uma situação que poderia ter sido sanada de primeira.
Essa etapa da administração de um condomínio é bastante clara: saiba como se comunicar. Isso vale para todos os níveis e etapas de comunicação dentro da gestão. Sem se comunicar bem, você vai perder tempo, gastar energia desnecessariamente e até mesmo pode criar problemas que nem deveriam existir.
Se você quer melhorar a administração de um condomínio, institua meios de comunicação ágeis e precisos. Aprenda a se comunicar de maneira assertiva com os condôminos, com os colaboradores, com os fornecedores e com todos aqueles que permeiam o universo do seu condomínio.
Mais uma dica de ouro para otimizar a administração de um condomínio! Sem recursos financeiros, você não conseguirá realizar boa parte dos planos e projetos que propor. É preciso ter políticas que ajudem a estimular a arrecadação de recursos de formas criativas para além da taxa de condomínio.
Saber gerir os recursos disponíveis e arrecadados é tão importante para a administração de um condomínio quanto a arrecadação em si. Saiba escolher com o que e para onde vai esse dinheiro. Tenha um fluxo de caixa organizado para não perder o controle.
Contar com um suporte jurídico que entenda tudo sobre as leis condominiais é um grande trunfo a qualquer momento para a boa administração de um condomínio. Você não precisa se preocupar com a parte legal se tiver o apoio de um bom profissional da advocacia para resolver questões forenses.
Como em tudo na vida, esse tipo de estratégia é melhor tomada de forma preventiva do que como remediação a situações de ilegalidade. Cuide da administração de um condomínio estando dois passos à frente das situações e invista em bons advogados desde o princípio
Quem não deve, não teme. Se a carapuça não lhe serve, porque vesti-la? Ser transparente com as ações e finanças do condomínio a todo o momento, de forma ativa e proativa é a melhor possibilidade de administração de um condomínio.
Então, se você quer que a sua gestão seja respeitada, levada a sério como a administração de um condomínio idôneo, seja franco. Não vale a pena tentar guardar sigilo de assuntos que são de interesse do seu público, ou seja, dos seus condôminos.
Quer saber mais sobre como administrar um condomínio? Então leia outros artigos do nosso blog sobre esse e outros assuntos clicando aqui!