Quem tem animais de estimação em apartamento sabe dos desafios que essa experiência pode apresentar no dia a dia. Não é fácil encontrar espaço e condições para manter a ordem e os bichinhos felizes dentro de um espaço mais reduzido que o de uma casa, por exemplo.
Por isso, preparamos uma lista de pontos a serem considerados para tornar a adaptação dos animais de estimação em apartamentos mais fácil. Quer saber quais são? Então, leia este artigo até o final para descobrir como melhorar a vida dos seus pets no seu lar!
Quanto maior o porte dos seus animais de estimação em apartamento, mais energia eles precisarão gastar para ficarem tranquilos dentro da sua residência. Faça a sua parte levando eles para brincar do lado de fora, se for o caso, para que eles consigam investir essa energia e ficarem mais saudáveis.
Contratar um profissional para passear com seus animais de estimação em apartamento pode ser a solução para quem tem pouco tempo durante a semana. Se for você mesmo a fazer os passeios e exercícios, você verá a sua relação com os bichinhos melhorar.
Assim como os seres humanos, os animais de estimação possuem uma personalidade, temperamento e jeito de ser próprios deles. Ou seja, quando for escolher um pet para viver com você, não pense que tamanho é tudo.
Os animais de estimação que sejam de espécies maiores podem parecer menos indicados para apartamentos, mas se eles forem mais tranquilos, são preferíveis. Alguns animais de pequeno porte podem, na verdade, não gostar de viver num apartamento por possuírem muita energia e serem inquietos com o espaço pequeno para eles.
Foto: (Reprodução / Envato)
A dica aqui é para quem vai se mudar e já possui ou planeja possuir animais de estimação em apartamento. Se puder, more no térreo ou no primeiro andar. Assim, você evita o trabalho de ter que subir e descer escadas ou elevadores com o seu bichinho doméstico.
Além do desgaste óbvio que isso causará para os animais de estimação, você pode evitar problemas com os vizinhos. Pets de grande porte podem fazer muito barulho pelo seu tamanho, enquanto os menores podem ficar muito agitados e fazer mais barulho ainda.
A falta de momentos de lazer para os animais de estimação nos apartamentos pode provocar neles uma depressão severa. Assim, mantenha ao alcance deles os brinquedos preferidos para brincarem ao longo do dia enquanto você volta para casa. Renovar os brinquedos também é uma boa pedida, pois eles podem ficar entediados com os antigos.
E, mais uma vez, é importante ressaltar que animais de estimação em apartamento precisam da sua atenção e do seu carinho. Brincar com eles vai torná-los mais saudáveis, satisfeitos e felizes com o ambiente em que eles viverão por toda a vida.
O momento de ir ao banheiro é sagrado para os animais de estimação. No caso dos cachorros, a hora do passeio mais indicada é o momento de atender ao chamado da natureza. Vale também ensiná-lo a utilizar espaços específicos para as necessidades fisiológicas até a hora do passeio.
Já no caso dos gatos, a privacidade é tudo que eles querem para fazer o que precisam fazer na caixa de areia. Mantenha-a num local discreto e isolado para que eles a procurem na hora que forem ao banheiro.
Para mais dicas de convivência em apartamentos e assuntos condominiais ou imobiliários, acesse o nosso blog clicando aqui! E não esqueça de acompanhar nossas redes sociais para novidades!