Novidades

Aprenda a interpretar a sua conta de energia elétrica agora

Quando a vida adulta chega, nos deparamos com diversas situações novas, que muitas vezes não entendemos como funcionam e o que pode significar. Esse é o caso da conta de energia elétrica, que vai além do preço final e data de vencimento.

Por isso, para ajudar você a interpretar melhor sua conta, separamos a seguir algumas informações que são descritas e que podem ajudar a entender melhor como é o funcionamento da energia em seu imóvel e formas que você pode economizar. Continue a leitura e saiba mais!

Como funciona?

Apesar de não existir uma conta de energia elétrica igual a outra, há um padrão no formato e na forma de calcular aquele valor final. Interpretar e saber o que a tarifa significa é fundamental para você saber o que está demandando mais gasto. 

Para isso, é importante entender alguns conceitos, além de entender que o valor da tarifa de energia elétrica é definido anualmente e publicado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), e que isso irá direcionar o valor do cálculo.

 

(Foto: Reprodução / Envato)

Siglas e Detalhes

Toda fatura de energia elétrica vem com algumas descrições e saber o que são e como elas estão direcionando o valor pode facilitar o entendimento melhor da conta e até alertar caso haja algum desvio ou comportamento estranho. Entre eles estão:

 

  • Número da nota fiscal: identificação fiscal da sua fatura;
  • Mês de referência da fatura: o campo indica o mês e ano do consumo;
  • Dados cadastrais: suas informações, como nome do titular, CPF e endereço;
  • Código da Unidade Consumidora: identificação da Unidade Consumidora junto à Equatorial;
  • Descrição de consumo: indica o consumo detalhado, incluindo o preço por kWh, possíveis adicionais e a taxa de iluminação pública;
  • Dados da Unidade Consumidora: informações técnicas, como classe de consumo, tipo de ligação, número do medidor e média de consumo anual;
  • Histórico de Consumo: lista apresentando o consumo de kWh nos últimos 10 meses;
  • Composição da conta: itens que compõem o valor total da futura;
  • Mensagens da fatura: o campo pode conter informações como reajustes, descontos ou pendências;
  • Impostos/tributos: Alíquotas e tributos por faixa;

Todas essas informações são obrigatórias e variam de acordo com cada estado e tipo de empreendimento ou imóvel, seja ele empresarial ou residencial. 

Tributos e Impostos

Como listado acima, na conta de energia elétrica também pagamos por tributos e impostos obrigatórios, que podem ser diferentes pelo seu tipo de serviço e localidades. Esteja sempre conferindo para saber se os valores inclusos estão corretos.

Sendo assim, sabemos que uma conta de energia elétrica pode trazer muitos dados, mas se alertando a essas descrições fica mais fácil de entender o que você está pagando e analisar o seu histórico. 

 

Como você viu, a Solidez traz diversos assuntos para que a sua rotina seja cada vez mais prática e informativa! Fique de olho em nosso blog e compartilhe esse texto com alguém que precisa tirar essas dúvidas.