Em constante crescimento, a capital alagoana tem apostado na abertura de novas vias para melhorar o fluxo no trânsito da cidade. Com o investimento em avenidas, viadutos e mudanças no tráfego, o objetivo é facilitar as conexões entre os bairros de Maceió, de forma que o deslocamento seja mais rápido e prático.
Essas vias, algumas já em funcionamento há mais tempo do que outras, estão espalhadas nas principais regiões da cidade, como a parte alta e baixa. Além disso, você pode ficar atento também a aplicativos, para ver as melhores formas de fugir do trânsito.
Separamos a seguir algumas dessas vias e como elas mudaram a rotina de quem frequenta as regiões. Continue a leitura e saiba mais!
(Foto: Reprodução / Envato)
A avenida Josefa de Melo já está em funcionamento há alguns anos, mas merece destaque porque foi um dos principais meios de destravar o trânsito. Ela oferece um novo canal que conecta o bairro da Cruz das Almas ao Barro Duro, na parte alta da capital.
Com isso, ela facilitou e disponibilizou mais opções para os condutores chegarem ao litoral norte sem ter que fazer um caminho mais distante. A avenida também proporcionou mais crescimento e valorização da área, que agora é a nova aposta do setor imobiliário.
Embora já esteja consolidada, a via ainda abriu espaço para que novas vias surgissem, como o binário da Cruz das Almas, sobre o qual vamos falar a seguir.
O binário no bairro da Cruz das Almas foi uma das mudanças mais recentes. Afetando as avenidas Comendador Gustavo Paiva e Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito, ele tornou as respectivas vias de direção única, sendo o primeiro em direção ao centro, e o segundo com sentido litoral norte.
Essa alteração foi realizada com o objetivo de melhorar o fluxo da região, já que ali se concentrava um grande número de pessoas se conectando de diversos bairros. Além disso, a perspectiva é que o binário ofereça uma redução das áreas de conflitos entre veículos, pedestres e ciclistas, reduzindo o risco de acidentes e proporcionando mais segurança.
Essa mudança também acabou modificando o trânsito na Ladeira do Óleo, que agora só pode ser acessada pela Comendador Gustavo Paiva através do sentido Jatiúca, de maneira que quem vinha pelo outro sentido não pode mais virar no antigo sinal à esquerda.
Pensado e desenvolvido com o objetivo de dividir o fluxo da parte alta da cidade, o Viaduto da Polícia Federal foi entregue e oferece novas formas de acessar aos bairros do Tabuleiro do Martins e Avenida Fernandes Lima.
Na região, foram disponibilizadas as vias para o acesso ao túnel, a rotatória e as passagens superiores que compõem o complexo viário do Viaduto da PRF. Esse meio facilitou a vida de quem precisa entrar para os bairros, que agora pode fugir do trânsito de quem seguia adiante.
O serviço foi um dos maiores investimentos recentes e vem causando boas melhorias no fluxo da região.
A linha que liga o bairro do Benedito Bentes até a Jatiúca ainda está em obra, mas já vem promovendo melhorias para quem precisa fazer o deslocamento. Já com linhas de ônibus disponibilizadas e pavimentação em grandes trechos, a via economiza pelo menos 30 minutos de trânsito comparado a outros caminhos.
Ofertando novas facilidades, a avenida também é uma maneira de valorizar a região e oferecer mais tranquilidade e segurança na hora dos trabalhadores se deslocarem para suas rotinas, já que era um trecho que passava por muitas dificuldades estruturais.
Para encerrar, existem diversas vias que são opções para você pegar um caminho alternativo até o seu destino final. Para isso indicamos alguns aplicativos, como o Waze e Google Maps, que conseguem monitorar o tráfego da região indicada.
Gostou de saber mais sobre este assunto? Fique de olho em nosso blog e em todas as nossas novidades!